segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Aleks Von Palitot









Biografia do Prof. Aleks Palitot

Aleksander Allen Nina Palitot nasceu em 27 de setembro de 1978 em Porto Velho capital do Estado de Rondônia. Mora há 30 anos no mesmo bairro o Areal, onde literalmente nasceu. Sua mãe Maria Helena Nina de Oliveira, o teve em parto normal em sua residência, à mesma teve ajuda da parteira muito conhecida na cidade, Dona Filó, mãe do senhor Carol Van Demis ferroviário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. A professora Helena Nina é uma pedagoga que fez história na educação de Rondônia, trabalhou durante 40 anos no ensino, formada pela Universidade Federal do Pará, foi diretora dos colégios Getúlio Vargas, Pe. Chiquinho e John Kennedy.

Seu Pai Clemenceua Palitot, era formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba, trabalhou na construção de Brasília na década de 50, foi suplente de deputado estadual da Paraíba do antigo MDB, veio a Rondônia fugindo das perseguições do Regime Militar. Aqui foi um dos primeiros gráficos do Estado.

Chrisóstomo Nina, avô materno de Aleks Palitot, trabalhou como mestre de obras em várias construções históricas de Porto Velho e em Humaitá – AM, sua foto se encontra no livro “Os Desbravadores” do escrito Vitor Hugo, no volume dois página 33. Sua Tia Antônia Lúcia Palitot foi engenheira ferroviária da Estrada de Ferro Madeira Mamoré na década de 80, a mesma trabalhou na restauração da ferrovia durante o governo do Cel. Jorge Teixeira.

O Professor Aleks Palitot estudou no ensino fundamental I, fundamental II e Médio no extinto colégio particular Centro Educacional Dr. Grangeiro. É formado pela Universidade Federal de Rondônia no curso de história (bacharel e licenciado). Fez especializações em Metodologia do Ensino Superior pela FARO, em educação pela FGV e em História Contemporânea pela Universidade Complutense de Madri-Espanha. Trabalha como professor desde 1998, atualmente é professor de história no Colégio Objetivo de Porto Velho, na Faculdade Porto Velho – FGV e no GIGA Vestibulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário