domingo, 28 de agosto de 2011

Vale das Cachoeiras e Ariquemes

Cidade de Ariquemes - Rondônia
Os aventureiros do Trilhando a História descobriram um lugar em Rondônia que ainda será motivo de muitas matérias e reportagens, e claro perfeito para o turismo ambiental e de aventura. Estamos falando do Vale das Cachoeiras entre Urupá e Teixeirópolis. Também a equipe gravou em Ariquemes, cidade histórica que sabe preservar sua história, pois lá foi encontrado o Museu Rondon, com acervos preservados e disponível para a população ter contato com sua história.
Por volta de 1794, o Vale do Jamari, onde surgiu o núcleo que deu origem ao município de Ariquemes, era conhecido pela abundância de suas especiarias nativas, destacando o cacau e o látex da seringueira. A região habitada por extrativistas e índios possuía vários seringais, principalmente o Seringal Papagaios. Nessa época, a Amazônia era desconhecida.
A ocupação do Vale do Jamari ocorreu por volta de 1900, principalmente durante o primeiro ciclo da borracha, mas sua ocupação efetiva começou a partir de 1909 com a construção da linha telegráfica de Cuiabá a Santo Antônio do Rio Madeira, uma maratona de muito trabalho e sacrifício, cuja expedição era chefiada pelo Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon em sua terceira viagem pela Amazônia.
Em 1915, essa região foi delimitada pela Resolução nº 735, de 6 de outubro, e denominado 3º Distrito do município de Santo Antônio do Rio Madeira. Período de grande migração nordestina, com os imigrantes ocupando terras e extraia as riquezas naturais, especialmente o látex da borracha, de grande procura internacional. O primeiro ciclo da borracha, em Ariquemes, foi o período de grande migração nordestina, com os imigrantes ocupando terras e extraindo as riquezas naturais.

O Trilhando a História vai ao ar todas as terças no canal 17 na Rede TV Rondônia no programa Fala Rondônia ao meio dia em rede estadual e em horários alternativos nos canais 20 e 25 (13h).
Os programas ficam a disposição no site WWW.amazoniavideo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário