terça-feira, 13 de setembro de 2011

A História no Vale do Guaporé

A cada programa trilhamos caminhos que revelam os rastros dos pioneiros de Rondônia, buscando contar a história da cultura e identidade dos povos da floresta. Nessa semana no Trilhando a História, vai levar a aventura de uma Expedição do Colégio Objetivo denominada Guaporé para a TV de RondÔnia. Os 36 alunos puderam vivenciar a história, cultura, ecologia e geografia bem perto, a onde elas acontecem. Nesse caso, no município de Costa Marques, berço da história de Rondônia, pois, possui o monumento mais antigo de nosso Estado, o Real Forte Príncipe da Beira construído pelos portugueses em 1776, as margens do Rio Guaporé.
 Os aventureiros do Trilhando a História e os alunos do Objetivo descobriram também, que em Costa Marques, existe uma das mais antigas festas religiosas do mundo amazônico, se trata da Festa do Divino Espírito Santo, existente na região desde de 1884. Tradição de origem portuguesa, a Festa do Divino Espírito Santo é uma das mais cultuadas em Rondônia. Trata-se de um verdadeiro ato de fé e religiosidade entre cristãos e visitantes dos mais diversos lugares do Brasil. A festa consegue reunir centenas de fiéis nos meses de abril, maio e junho num memorável e belo espetáculo que acontece de maneira fluvial. Segundo moradores, a origem da Festa está em Portugal, sendo oficializada pela rainha Dona Isabel, em peregrinações feitas por cristãos que carregavam uma bandeira com o símbolo do Divino, a pomba. Adaptada aqui no Brasil, a festa tem como principal meta de peregrinação a coleta de donativos em benefício da comunidade, mas tem também a parte profana, com muita alegria, música e apresentações. Uma grande e emocionante manifestação de fé em pleno Vale do Guaporé, na região central rondoniense.
Batelão da Festa do Divino Espírito Santo - Costa Marques - RO

O Trilhando a História vai ao ar todas as terças no canal 17 na Rede TV Rondônia no programa Fala Rondônia ao meio dia em rede estadual e em horários alternativos nos canais 20 e 25 (13h).
Os programas ficam a disposição no site WWW.amazoniavideo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário