segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Trilhando a História em Nova Mamoré


Ponte Metálica da Estrada de Ferro em Jacy-Paraná
O último programa da série do Trilhando a História sobre a Caravana FORD está imperdível. Resgatamos a chegada da Caravana em Porto Velho em 1960, depois falamos sobre a importância do 5° Batalhão de Engenharia e Construção na pavimentação da BR 364 e na construção da BR 425. Depois foi feita uma viagem pela história de cemitérios abandonados da Madeira-Mamoré ao longo do seu trajeto, da Ponte Metálica de Jaci-Paraná e da Localidade de Mutum-Paraná.
O Ponto alto da gravação foi em Nova Mamoré. A origem do município, antes denominado Vila Nova do Mamoré, deu-se em função da desativação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e a criação da BR-425 em 1968, ligando a cidade de Guajará-Mirim à BR-364.O pequeno povoado foi formado por famílias oriundas de Vila Murtinho, Iata e Projeto Sidney Girão.
Ao longo dos anos Nova Mamoré recebeu inúmeras famílias procedentes de todas as regiões do país, impulsionando o crescimento da região, passando a denominar-se Boca, Vila e, depois, Vila Nova, por ser recém-formada. Mais tarde chamou-se Núcleo de Vila Nova, mudando, posteriormente, para Distrito de Vila Nova.
Em 1988, pela lei nº 207 de 6 de julho, foi criado o município de Vila Nova do Mamoré. Um projeto de lei da câmara municipal alterou o nome do município para Nova Mamoré.

O Trilhando a História vai ao ar todas as terças no canal 17 na Rede TV Rondônia no programa Fala Rondônia ao meio dia em rede estadual e em horários alternativos nos canais 20 e 25.
Os programas ficam a disposição no site http://www.amazoniavideo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário