terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Criação do Território do Guaporé, os bastidores de uma história

Presidente Getúlio Vargas visitando Porto Velho em  outubro de 1940
No dia 13 de setembro de 1943, atendendo a um chamado que lhes fizera o Presidente da República, Aluízio Ferreira compareceu em Petrópolis, onde encontrou Getúlio Vargas passeando nos jardins do Palácio Rio Negro, na companhia de um Oficial da Marinha, seu ajudante de Ordens, e de dois menores moradores na vizinhança do Palácio e que haviam pedido para tirar uma fotografia com Getúlio. Depois de receber os respeitosos cumprimentos do então major Aluízio, o Presidente, juntando as mãos das crianças como um compromisso formal de testemunho, anunciava que naquele dia seriam criados os territórios e convidava Aluízio para governar o Território do Guaporé.

Vargas visitando as dependências do Exército de Fronteira, hoje 17° Brigada
O ato concretizou-se no Salão dos despachos do Palácio do Catete, na tarde daquele dia 13 de setembro: o decreto-lei 5.812 foi assinado às 16h40m. O Território que seria implantado com áreas desmembradas dos estados de Mato Grosso e do Amazonas, por sugestão do Ministro de Viação e Obras Públicas, Mendonça Lima, receberia o nome de Rondônia, em homenagem ao general Cândido Mariano da Silva Rondon: este, ao ter conhecimento da indicação, obstinadamente recusou a homenagem, desgostoso com o governo Vargas, que o perseguiu, mandou prender, cortou sua carreira militar e quase destruiu as Linhas Telegráficas. Em face da recua, outros nomes foram sugeridos: Minas Novas, Urucumacuan, Madeira e, finalmente, o que venceu, Guaporé.
Porém, mais tarde, passou a ter o nome de Rondônia pela Lei 2.731 de 17/02/1956, por projeto do deputado federal pelo Amazonas, Áureo de Melo. Não resta a maior dúvida que o acontecimento empolgou toda a população, quer de Porto Velho, quer de Guajará-Mirim: realizaram-se passeatas pelas ruas das duas cidades, houve discursos, foguetes e muita vibração do povo.
Um mês após a criação d Território Federal do Guaporé, a 3 de novembro, Aluízio Pinheiro Ferreira foi empossado como o primeiro governador, no Palácio do Ministério da Justiça. A 24 de janeiro de 1944, tendo chegado de viagem no dia anterior, instalou a sede do governo numa sala da Escola Barão de Solimões. Porto Velho tinha então uns três mil habitantes doas quais 2 mil ligados à Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário