domingo, 23 de outubro de 2011

Candeias do Jamari e a sua história

Thais Eggers e Aleks Palitot nos caiaques no Rio Candeias
         O Trilhando a História que será exibido essa semana, foi gravado em dois lugares históricos muito importantes; Sobrado de Santo Antônio e a localidade de Candeias do Jamari. Os primeiros habitantes das margens do Rio Jamari foram os índios Arikém, e na foz, os índios Mura. No final do século XIX, começaram a chegar os seringueiros. Eles foram ocupando as margens do rio Jamari e de seus afluentes, entre eles o rio Candeias. Os seringalistas fundaram um povoado na margem do rio Jamari ao lado da cachoeira de Samuel, que surgiu por volta de 1.900, chegando a ter mais de dois mil habitantes.
   Em 1945, o governo do Território Federal do Guaporé iniciou a abertura da então BR-29, primeiro nome da BR-364. A rodovia foi aberta até a margem do Rio Jamari e passou a ser importante via de acesso dos seringueiros que habitavam as margens dos rios Jamari, Candeias e de seus afluentes.
   As terras do município de Candeias do Jamari foram colonizadas a partir de 1986, através de projetos de assentamento implantados pelo INCRA. Porém em 1950, já havia sido implantado na região a Colônia Agrícola de Candeias. Em 14 de agosto de 1986, foi implantado o projeto de assentamento Vale do Jamari, onde foram assentadas 1.081 famílias com um lote rural de 46 hectares.
    A vila de Candeias pertencia a Porto Velho e foi elevada à categoria de cidade e sede do município de Candeias em 13 de fevereiro de 1992.

O Trilhando a História vai ao ar todas as terças no canal 17 na Rede TV Rondônia no programa Fala Rondônia ao meio dia em rede estadual e em horários alternativos nos canais 20 e 25 (13h).
Os programas ficam a disposição no site WWW.amazoniavideo.com

sábado, 15 de outubro de 2011

Gravação no Sobrado de Santo Antônio

Sobrado de Santo Antônio ( P.T. Collins)

Acredita-se que foi inaugurado provavelmente, em 1878 durante a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Possui traçados arquitetônicos neo-clássicos inspirados na arquitetura inglesa. Teria sido construído para ser residências da família Collins durante a construção da ferrovia na localidade de Santo Antônio quando ali era município do Mato Grosso.  

Sobrado de Santo Antônio
O sobrado originalmente é pintado de amarelo com arcadas de cor branca com dois pavimentos. Nas décadas de 70 o local se transformou no Iate Clube de Porto Velho, posteriormente se tornou propriedade particular.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Porto Velho e sua história

Cemitério das Locomotivas. Juliana, Aleks Palitot, Lícia, Gabriella e Reinaldo
O programa Trilhando a História dessa semana, vai levar a todos em Rondônia, a um passeio pelo centro histórico de Porto Velho, assim, prestando uma homenagem a cidade capital do nosso Estado que completa 97 anos de história. Tornado município do Amazonas em 2 de outubro de 1914, Porto Velho foi criada por desbravadores por volta de 1907, durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
Desde meados do século XIX, nos primeiros movimentos para construir uma ferrovia que possibilitasse superar o trecho encachoeirado do rio Madeira (cerca de 380 km) e dar vazão à borracha produzida na Bolívia e na região de Guajará-Mirim, Santo Antônio do Madeira, província de Mato Grosso, foi a localidade escolhida para construção do porto onde o caucho seria transbordado para os navios, seguindo então para a Europa e os Estados Unidos da América.
As dificuldades de construção e operação de um porto fluvial, em frente aos rochedos da cachoeira de Santo Antônio, fizeram com que construtores e armadores utilizassem o pequeno porto amazônico localizado 7 km abaixo, em local muito mais favorável.
Além das gravações terem sido realizadas nas ruas antigas de Porto Velho, os aventureiros do Trilhando a História partiram de bike cross para o Cemitério das Locomotivas, situado nas proximidades do Cemitério da Candelária, sítio histórico oriundo do trabalho dos operários que desbravaram a Amazônia para construir a nossa famosa ferrovia. Posteriormente os trilheiros foram até a área portuária do Complexo da Madeira-Mamoré , para realizar uma passeio de lancha pelo nosso Rio Madeira, e assim podendo conhecer melhor a vida dos ribeirinhos, do próprio Rio Madeira antigo Caiarí e claro o espetáculo da natureza que existe no lugar.

O Trilhando a História vai ao ar todas as terças no canal 17 na Rede TV Rondônia no programa Fala Rondônia ao meio dia em rede estadual e em horários alternativos nos canais 20 e 25 (13h).
Os programas ficam a disposição no site WWW.amazoniavideo.com

domingo, 2 de outubro de 2011

Parabéns Porto Velho, 97 anos!


Na madeira-mamoré, Um amor de beradeiro.
Remanso do tucunaré, Porto Velho verdadeiro!

Do cai n’água o mercado, No triângulo tradição.
Areal, moça bonita, E na Sete: Confusão!

Nas terras de arigós , Um estádio se fez,
Lá no tempo dos avós, E agora é nossa vez!

Do Caiarí, Pedrinhas e Pantanal,
Lá do Senna ao Caladinho,

Do Ulisses ao Nacional
Como o Sol que lindo se levanta

É pra todos que queres ser
E por isto te agiganta

Autor: Coisas de Anderson