segunda-feira, 26 de março de 2012

Rio Madeira é o seu nome

Gravação do Trilhando a História no Rio Madeira
O Rio Madeira era denominado pela nações nativas com o topônimo de Caiari. Este vocábulo em hebraico é composto das partículas “Ca” que significa coragem, resolução, “Ian” que significa rio. Sendo o significado de seu nome, “rio da resolução”. Caiari ou Cuari, vocábulo na língua quéchua derivado do verbo cuyari, que significa amor. Sendo o significado do seu nome, “rio Ame-me”. Caiari no idioma aruaca, compõe-se das partículas “Cai” que significa cedro e “Ari” que significa rio. Os nativos habitantes do vale do Rio Madeira, do seu médio curso, o denominavam Iruri, que significa rio que treme. O bandeirantes que subiam o rio em pequenos batelões, navegavam bem próximo as margens do Madeira e eram alvos constantes de flechas de índios da região, levando a muitos sertanistas a chamar o nosso Madeira de Rio das Flechas.
Francisco Orellana em 1524, o denominou Rio Grande. Os jesuítas e aventureiros lusos, o denominavam Rio das Madeiras ou simplesmente Madeira.
Pedro Teixeira em 1637, o registrou em seu diário de viagem com o nome rio Madeira.
Aleks Palitot nos bancos de areia no meio do Rio Madeira
A Bacia do Rio Madeira é a mais importante do Estado, formada pelo rio Madeira e seus noventa afluentes, estende-se além, muito além de seus limites, em terras dos Estados do Amazonas, Acre, Mato Grosso e República da Bolívia, ocupando uma área de 1.244.500 Km². O Rio Madeira é formado pela junção dos Rios Beni (1.125 km) e Mamoré (1.100 km), ambos oriundos da cordilheira dos Andes, Cochabamba (Bolívia). É o mais importante afluente da margem direita do Rio Amazonas, tem um curso de 3.240 Km, percorre o Estado de Rondônia no sentido sudoeste – norte e trecho do Estado do Amazonas, desaguando a oeste da ilha de Tupinambarana, no Rio Amazonas.
O Rio Madeira conforme as características de seu curso,é um rio novo, ainda em formação, classificado como misto, isto é, rio de planalto e planície. Denominado também de rio de águas claras ou barrentas.
Sua largura varia de 440 a 9.900 metros(na foz) e profundidade chega a mais de 13 metros, permitindo a navegação de navios de grande calado. Nesse período suas águas inundam as florestas adjacentes alagando dezenas de quilômetros de ambas margens.
O regime do Rio Madeira está condicionado as chuvas de verão (dezembro/março) precipitadas nas cabeceiras de seus formadores, os rios Beni e Mamoré, bem como seus tributários. O período de enchente do Rio Madeira, ocorre nos meses de novembro a abril, quando débito atinge a descarga de 40.000 m³ de águas por segundo.

Um comentário: