sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

O NOME PORTO VELHO

Vista Panorâmica de Porto Velho, início da década de 50. A rua ao centro é a
Avenida Sete de Setembro. Atual centro comercial de Porto Velho RO
      Porto Velho completa nesse mês de janeiro o centenário de instalação do município, quando o seu primeiro prefeito, o Major Fernando Guapindáia tomou posse em 24 de janeiro de 1915.  Refletindo sobre a história de Porto Velho, iniciamos pelo nome de nossa cidade com trajetória histórica ímpar, mas, que trás logo na origem do nome da mesma, uma controvérsia. Falo na história lendária, para não dizer mitológica, do “velho Pimentel”, o tão falado e lembrado velho do porto. Esta afirmação não têm qualquer sustentação histórica, inclusive, alguns “historiadores” ainda comentem o absurdo de afirmar que a figura do “Velho Pimentel” existiu, quando não temos nenhum documento primário ou secundário, nenhum descendente do mesmo na nossa cidade. Fato também, é imaginar que um senhor de presumíveis 70 anos, em plena floresta Amazônica, teria condições físicas e com apenas um machado, derrubar árvores, e produzir lenha para os navios a vapores do Madeira. 

Setor portuário em 1909 no pátio de oficinas da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
      Devemos resaltar, as cartas de Antônio Rolim de Moura, que quando governador da Capitânia do Mato Grosso, descreve de forma documental, que um escravo no Guaporé, teria média de vida de no máximo 10 anos, em virtude das condições de vida na Amazônia. Mas é verdade, que a lenda do “velho do porto” pegou, e penso que devemos conviver com as duas versões.
Porto da Estrada de Ferro Madeira Mamoré em Porto Velho - 1911
       A versão oficial e devidamente documentada relata, que quando se iniciou a Guerra do Paraguai em 1864, o Presidente daquele país Solano López teria invadido o Mato Grosso. Numa tentativa de se precaver a novas invasões, e manter contato fluvial com aquela região, o nosso Imperador D. Pedro II, mandou construir um porto próximo onde hoje é o pátio da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Quando a guerra se encerrou em 1870, o porto aos poucos foi abandonado e não teria a devida manutenção. 

Pátio da Estrada de Ferro - Porto Velho - 1911
      Em 1872 se iniciou a construção de um novo porto em Santo Antônio, para dar suporte a empresa Public Works, que iniciava a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Com o porto novo concluído, era comum a referência ao antigo porto da Guerra do Paraguai, como Porto Velho Militar ou Ponto Velho Militar, e assim teria se efetivado o nome Porto Velho.
         
 Aleks Palitot
Historiador reconhecido pelo MEC pela portaria n° 387/87
Diploma n° 483/2007, Livro 001, Folha 098


Nenhum comentário:

Postar um comentário